quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ciclofaixa e democracia (deliberativa?)...

Mais um erro da Prefeitura de Curitiba com as ciclofaixas. Uma ação tremendamente importante (as ciclofaixas) e que, novamente, sai mal executada pela falta de escuta e participação daqueles que irão justamente usar as ciclofaixas - os ciclistas.

Desde este espaço alertamos, novamente, a Prefeitura Municipal de Curitiba que a solução para as ciclofaixas é simples: basta escutar os ciclistas, dar espaço e voz àqueles que vêm sendo insistentemente ignorados. Porque não há Administração Pública legítima sem democracia (deliberativa).



http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1205936&tit=Ciclistas-protestam-contra-meia-faixa



Ciclistas protestam contra “meia-faixa”


Publicado em 22/12/2011 | ANGÉLICA FAVRETTO, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
Um grupo de cicloativistas se reuniu ontem, no bairro Hauer, para protestar contra o erro cometido pela prefeitura de Curitiba na metragem da ciclofaixa da Ave­­nida Marechal Floriano Peixoto, entre o viaduto da Linha Verde e o terminal do Carmo. O evento foi convocado pelo site Bicicletada Curitiba.
A conclusão da obra deveria ter acontecido em novembro de 2010, mas começou a ser entregue na se­­mana passada. De acordo com o ativista Oscar Cidri, a promessa de faixas exclusivas para ciclistas é antiga. “Agora nos entregam uma ‘meia-faixa’ de 75 centímetros.”
Durante o trajeto entre o Shopping Cidade e o início da ciclofaixa, a reportagem da Gazeta do Povo pôde perceber a falta de segurança a que os ciclistas são ex­­postos. Não há sinalização adequada nas ruas e nem sempre os carros dão a vez para as bicicletas.
O projeto
Em 2008, quando o projeto foi anunciado, havia a previsão de criar vias exclusivas para bicicletas, nos dois sentidos da avenida, com 1,5 metro de largura cada uma. No entanto, a faixa entregue tem 75 centímetros. Com a faixa menor, não há possibilidade de ultrapassagem entre os ciclistas.
O Instituto de Pesquisa e Pla­­nejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) re­­conheceu o erro e o atribuiu à Urbani­­zação de Curitiba S/A (Urbs), dizendo que serão feitos os reparos necessários, mas sem previsão para o iní­­cio da readequação. No en­­tanto, as faixas terão entre 1,2 e 1,3 metro.

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