quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Argentina Condena Torturadores à Prisão Perpétua


A Argentina acaba de condenar à prisão perpétua alguns daqueles que mais representaram o terrorismo de Estado durante a ditadura militar naquele país. Astiz, que assassinou as fundadoras das Mães da Praça de Maio Azucena Villaflor, Mari Bianco e Ester de Careaga, entre outras, está entre os condenados.

NUNCA MÁS!!

Por aqui, parece restar a constatação de que "o esquecimento da tortura produz a naturalização da violência como grave sintoma social. A polícia brasileira é a única na América Latina que comete mais assassinatos e crimes de tortura do que durante o período da ditadura militar. A impunidade não produz apenas a repetição da barbárie: tende a provocar uma sinistra escalada de práticas abusivas por parte dos poderes públicos, que deveriam proteger os cidadãos e garantir a paz" (KEHL, Maria Rita. Tortura e Sintoma Social. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir. O Que Resta da Ditadura. São Paulo: Boitempo, 2010).

Um comentário:

  1. E estreará em novembro (espero que algo passe aqui no BR) o filme "Estela" sobre a Presidente-fundadora das Avós da Praça de Maio (Mães que tiveram seus filhos sequestrados e assassinados e que buscam, até hoje, os seus netos que, à época, eram bebês e foram entregues para adoção por parte dos colaboradores do regime militar). Até hoje já foram encontrados 105 netos.

    http://seminariogargarella.blogspot.com/2011/10/estela.html

    Para mais informações sobre as Abuelas de Plaza de Mayo: www.abuelas.org.ar

    Ps: e o roteiaro é de Maria Laura Gargarella. Pelo jeito a genialidade e a luta estão no sangue da família.

    ResponderExcluir